EUA e Reino Unido preparam conferência sobre o Afeganistão

Washington, 21 jan (EFE).- A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e seu colega britânico, David Miliband, discutiram hoje em Washington a conferência internacional sobre o Afeganistão que será realizada na próxima semana em Londres.

EFE |

"Estamos trabalhando duro para promover a paz e a prosperidade", disse Hillary em encontro com a imprensa após a reunião, quando ressaltou as "fortes relações" entre os países.

A americana considerou que a conferência de Londres, que terá participação de 60 países, será "um momento muito importante para mostrar nosso compromisso com o Afeganistão".

A secretária de Estado assinalou que o presidente americano, Barack Obama, vai mandar ao Congresso um pedido para aumentar os recursos destinados ao desenvolvimento da estratégia civil para a estabilização de Afeganistão e Paquistão.

Miliband, por sua parte, destacou que a conferência acontecerá em um momento "decisivo", após a posse do presidente Hamid Karzai, que iniciará segundo mandato, e depois da nova estratégia que foi anunciada por Obama no último dia 1º de dezembro em relação ao país centro-asiático.

Também foram discutidos os desafios no Oriente Médio para impulsionar a volta às negociações, "única possibilidade de israelenses e palestinos encontrarem uma forma de conviver em paz".

"Achamos que é uma situação que merece atenção constante e persistente; a falta desta atenção pode criar algumas dificuldades que estamos encontrando agora", assinalou Hillary.

A cúpula sobre o Afeganistão acontece no próximo dia 28, quinta-feira da semana que vem. EFE elv/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG