EUA e Israel têm nova reunião sobre assentamentos

JERUSALÉM (Reuters) - O enviado dos Estados Unidos George Mitchell e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tiveram novas conversas na quarta-feira sobre um acordo para congelar os assentamentos e se encontrarão novamente na sexta-feira para uma reunião que não estava prevista. O primeiro-ministro e o senador Mitchell tiveram uma boa reunião esta manhã, afirmou o gabinete de Netanyahu em comunicado.

Reuters |

"Após sua conclusão, eles decidiram continuar as discussões numa reunião que ocorrerá nesta sexta-feira, depois que o senador Mitchell retornar a Israel de visita aos países da região."

Netanyahu tem resistido aos pedidos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para suspender as obras nos assentamentos judeus na região ocupada da Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, estabeleceu as condições para uma retomada das negociações de paz com Israel para a criação do Estado palestino à suspensão nas atividades de assentamento como previsto no acordo de 2003.

Mitchell chegou a Israel no sábado e encontrou-se tanto Abbas como Netanyahu na terça-feira, mas deu prosseguimento a suas discussões com o líder israelense na quarta-feira.

O enviado tem tentado conseguir um acordo para realizar um encontro com o líder palestino, Netanyahu e Obama na próxima semana, na Assembléia Geral da ONU em Nova York.

Tal reunião pode ser o início de uma completa retomada das negociações de paz suspensas desde dezembro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG