EUA e Iraque lançam nova campanha para erradicar Al Qaeda

MOSUL, 22 de fevereiro (Reuters) - As forças iraquianas e as norte-americanas lançaram uma nova campanha para acabar com um núcleo de insurgentes na violenta província de Niniveh, vista como o último bastião de militantes islâmicos sunitas no Iraque, disseram autoridades neste domingo.

Reuters |

O general Said Ahmed Abdullah, porta-voz do comando militar da província do norte, disse que as forças locais ingressaram em casas e realizaram prisões na sexta-feira, como parte de uma nova operação para derrubar militantes da Al Qaeda.

A autoridade afirmou que 84 suspeitos tinham sido presos até domingo na província, que se converteu no mais perigoso do Iraque. A região é refúgio de militantes que armam bombas em carros e que realizam ataques frequentemente.

"A operação 'Nova Esperança' permitirá aos governos começar projetos focados em restaurar os serviços essenciais para os cidadãos de Mosul", afirmou Ramona Bellard, porta-voz do Exército dos Estados Unidos no norte do Iraque.

Embora Bellard tenha dito que a operação será conjunta, Abdullah lembrou que as tropas locais apenas pediriam ajuda dos EUA quando necessário.

Leia mais sobre: Al Qaeda

    Leia tudo sobre: al-qaedaeuaeua no iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG