EUA e Emirados Árabes Unidos assinam acordo de cooperação nuclear

Washington, 15 jan (EFE).- Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos assinaram hoje o acordo de cooperação nuclear que os países estavam negociando desde o começo do ano passado e que dará a Abu Dhabi acesso à tecnologia nuclear civil americana.

EFE |

O acordo foi assinado no Departamento de Estado pela secretária de Estado, Condoleezza Rice, e o ministro de Exteriores árabe, xeque Abdullah bin Zayed al-Nahiyan, depois que os dois assinaram em abril em Manama, Barein, um memorando de entendimento sobre a cooperação no uso pacífico de energia nuclear.

A assinatura do pacto ocorreu cinco dias antes da transferência de poder em Washington.

O Departamento de Estado ressaltou que o acordo "não somente estabelece uma base sólida para os benefícios mútuos que surjam da cooperação (...), mas também tem o potencial de gerar uma era de desenvolvimento responsável de energia nuclear no Oriente Médio".

Neste sentido, afirmou que o acordo com os Emirados Árabes Unidos "representa um forte contraste com o Irã, que quer o desenvolvimento de capacidades nucleares incompatíveis com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

Os EUA consideram que os acordos de cooperação nuclear obrigam os países a se comprometerem com o uso pacífico da energia e da tecnologia nuclear, o qual promove os esforços de não-proliferação.

No entanto, há parlamentares que se opõem aos pactos nucleares dos Estados Unidos com certos países, alegando que abrem precedente para que outras nações possam adquirir tecnologia nuclear sem se submeter às salvaguardas estabelecidas para a não-proliferação. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG