EUA e Emirados Árabes assinam acordo de cooperação no âmbito nuclear

Abu Dhabi, 21 abr (EFE).- Os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos assinaram hoje um protocolo de cooperação no âmbito nuclear, depois que Abu Dhabi se comprometeu a desenvolver seu próprio programa atômico com total transparência e sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

EFE |

O protocolo foi assinado na capital bareinita, Manama, pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e pelo ministro de Assuntos Exteriores árabe, xeque Abdullah bin Zayed al-Nahyan, confirmou a agência "WAM".

O documento foi assinado antes da reunião que Rice iniciou hoje nessa capital com os ministros de Exteriores e representantes do Egito e da Jordânia, assim como dos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Pérsico, para coordenar posturas a respeito de crises no Oriente Médio e apoiar o Governo iraquiano.

Os Emirados Árabes Unidos, um dos membros do CCG, integrado também por Arábia Saudita, Catar, Barein, Omã e Kuwait, afirma que o objetivo de seu programa nuclear é dessalinizar água e gerar eletricidade.

O chefe da diplomacia árabe não deu detalhes sobre o conteúdo do acordo assinado hoje com Rice, mas o qualificou como "um exemplo diferente da cooperação que os Emirados Árabes esperam estabelecer com países confiáveis no âmbito da energia nuclear pacífica".

O xeque Abdallah também destacou os "benefícios que os dois países podem alcançar através do fomento à cooperação bilateral no desenvolvimento deste setor" nos Emirados Árabes Unidos. EFE fa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG