EUA e Coreia do Sul preparam pacote para desnuclearização norte-coreana

Seul - A Coreia do Sul e os Estados Unidos começaram a perfilar hoje um pacote completo de incentivos para que a Coreia do Norte se desnuclearize, pouco antes de uma cúpula regional de segurança à qual também assistirão os demais aliados do diálogo de seis lados.

EFE |

A agência sul-coreana de notícias "Yonhap" informou que o secretário-adjunto de Estado para o Leste Asiático e Pacífico, Kurt Campbell, se reuniu hoje em Seul com o negociador nuclear sul-coreano, Wi Sung-lac, e outros representantes do Governo do país.

"Acho que temos que nos assegurar de que estamos extremamente coordenados em um período muito importante", disse Campbell, que realiza nestes dias sua primeira visita oficial à Coreia do Sul desde que assumiu o novo cargo.

Wi e Campbell discutiram suas agendas sobre as "provocações" nucleares e militares da Coreia do Norte, entre as quais se inclui um "pacote completo" de incentivos, que não foram discutidos em detalhe, segundo disseram à "Yonhap" fontes ligadas ao encontro.

A ideia deste pacote completo foi inicialmente proposta por Seul, segundo as fontes, e começa a ser negociada entre os membros do processo de diálogo de seis lados para a desnuclearização norte-coreana, do qual participam as duas Coreias, EUA, Japão, China e Rússia.

Em Seul, Campbell se reuniu com os ministros de Unificação e de Assuntos Exteriores e, esta tarde, partirá à Tailândia para assistir ao fórum regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortecoréia do suleua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG