EUA e Coreia do Sul iniciam exercícios militares conjuntos

Seul, 8 mar (EFE).- Forças militares da Coreia do Sul e os Estados Unidos começaram hoje seus exercícios militares anuais conjuntos sem que fossem constatadas tensões por parte da Coreia do Norte, que já havia feito advertências contra essas ações, informou hoje a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

A Coreia do Sul e os Estados Unidos devem realizar até o dia 18 deste mês exercícios militares em território sul-coreano nos quais mobilizarão milhares de tropas dos dois países, em uma simulação contra uma eventual invasão norte-coreana ao país vizinho.

Segundo um funcionário do Ministério da Unificação em Seul, o trânsito de pessoas e mercadorias sul-coreanas circula hoje com normalidade no complexo industrial conjunto de Kaesong, em território norte-coreano.

Em março do ano passado, em retaliação às manobras militares entre EUA e Coreia do Sul, Pyongyang cortou a linha militar entre as duas Coreias e restringiu a entrada ao parque industrial Kaesong, onde cidadãos das duas Coreias trabalham.

Ontem, o regime de Pyongyang advertiu que não retomará o diálogo para sua desnuclearização enquanto forem realizados os exercícios.

Além disso, ameaçou se desvincular do acordo de cessar-fogo que pôs fim à Guerra da Coreia em 1953.

A Coreia do Norte considera essas manobras militares, realizadas anualmente desde 1975, como a preparação de uma eventual guerra contra seu país, mas os EUA e Coreia do Sul defendem que elas representam exercícios rotineiros. EFE ce/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG