EUA e China realizam 1º diálogo estratégico do Governo Obama

Washington, 27 jul (EFE).- Estados Unidos e China fazem entre hoje e amanhã seu primeiro diálogo estratégico e econômico sob o Governo do presidente Barack Obama, ocasião na qual se centrarão na mudança climática, na crise e nos desafios em política externa.

EFE |

O diálogo será aberto por Obama e depois começará a primeira sessão de trabalho, que estará presidida pela secretária de Estado, Hillary Clinton, e pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, por parte dos EUA, e pelo conselheiro de Estado, Dai Bingguo, e pelo vice-primeiro-ministro, Wang Qishan, do lado chinês.

O Departamento de Estado americano ressaltou que a mudança climática e energias limpas serão dois dos principais temas nos quais focarão este ano e serão com os quais pretende iniciar as conversas.

Na sessão de hoje, as partes avaliarão ações de política interna para reduzir as emissões e a colaboração bilateral entre EUA e China nesta matéria.

O secretário de Energia, Steven Chu, comparecerá à reunião, assim como a administradora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês), Lisa Jackson, e o assessor científico da Casa Branca, John Holdren.

À tarde, as delegações discutirão como impulsionar uma economia baseada em um consumo menor de carvão e promover um crescimento econômico sustentável para o meio ambiente, segundo funcionários do Departamento de Estado americano.

Em outras sessões de trabalho, dedicadas mais à política externa, EUA e China abordarão assuntos relacionados com a segurança global, como a não-proliferação e a luta antiterrorista, assim como temas da pauta internacional.

Entre essas questões estão os programas nucleares da Coreia do Norte e do Irã e o conflito no Afeganistão e Paquistão, de acordo com as fontes.

Os EUA também preveem conversar com a China sobre os direitos humanos, a situação no Tibete e os recentes incidentes em Xinjiang, disseram os funcionários. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG