EUA dizem que talibãs usam fósforo branco em ataques

Cabul, 20 mai (EFE).- A coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão denunciou hoje que os insurgentes talibãs continuam usando munição com fósforo branco em seus ataques contra os soldados internacionais desdobrados no país.

EFE |

Segundo um comunicado, os talibãs usaram explosivos e munição com fósforo branco contra um posto da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) em uma ofensiva registrada ontem na província de Paktika (leste).

A Coalizão revelou na semana passada que os insurgentes realizaram nos últimos anos ataques contra as tropas com fósforo branco, que pode produzir intensas queimaduras, embora os insurgentes tenham negado essa denúncia.

O porta-voz dos talibãs, Qari Muhammad Yousaf Ahmadi, disse no último dia 11 à agência afegã "AIP" que a insurgência "não possui" fósforo branco nem utilizou este tipo de material.

Segundo Ahmadi, o Afeganistão é um "laboratório" para o Exército americano, a o ponto que se testarem no país "todo tipo de armas", enquanto o Governo afegão não tem "poder para impedir que isso aconteça".

Em seu comunicado divulgado na semana passada, a Coalizão afirmou que a insurgência teve acesso e utilizou munição com fósforo branco contra soldados das forças aliadas em até 38 ocasiões.

Nessa mesma nota, reconheceu que tanto a Isaf como a Coalizão utilizam esta arma química, embora respeitando os casos definidos pelas leis internacionais. EFE nhmh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG