EUA dizem que talibãs estão ganhando força no Afeganistão

Washington, 10 ago (EFE).- O comando militar dos Estados Unidos no Afeganistão afirmou que os talibãs estão ganhando terreno naquele país, avançando em direção às regiões norte e oeste, onde antes havia certa estabilidade.

EFE |

O general Stanley McChrystal, que dirige as tropas americanas no país asiático e a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), disse ao "Wall Street Journal" que os talibãs "são um inimigo muito agressivo atualmente" e ganharam "impulso".

"Temos que frear seu ímpeto e sua iniciativa. É um trabalho duro", disse.

O avanço obrigou os EUA a mudarem sua estratégia, aumentando o número de tropas em áreas muito povoadas, como a província de Kandahar, no sul.

Os talibãs vem causando muitas baixas no Exército americano efetuando atentados em pequenos grupos fortemente armados. Só no mês passado, 44 soldados morreram e 12 já foram mortos em agosto.

Em um esforço para recuperar o controle, o general planeja deslocar algumas tropas que estão em áreas com poucos habitantes para locais mais populosos. Além disso, alguns dos 4 mil soldados que ainda chegarão ao Afeganistão serão destinados a Kandahar. EFE.

cai/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG