EUA dizem que recorrerão à ONU se Coreia do Norte lançar foguete

LONDRES (Reuters) - Os Estados Unidos responderão a um eventual lançamento de foguete pela Coreia do Norte levando o assunto ao Conselho de Segurança da ONU, disse uma autoridade norte-americana na quarta-feira. A Coreia do Norte afirmou que lançará um satélite de comunicação entre 4 e 8 de abril, sob seu programa espacial pacífico. Mas Washington e seus aliados na Ásia veem o plano como um teste disfarçado de um míssil de longo alcance.

Reuters |

A autoridade norte-americana, que falou sob a condição de anonimato na véspera de uma cúpula do G20 em Londres, disse que Washington reagiria caso a Coreia do Norte lance o míssil.

"Há resoluções do Conselho de Segurança, de modo que eu esperaria que nós conversássemos com o Conselho de Segurança sobre como responder", disse a autoridade a jornalistas.

"O presidente (Barack Obama) deixou claro que nós estamos profundamente preocupados com o esperado lançamento de um míssil pelos norte-coreanos... Isso é provocativo à região e contrário a resoluções do Conselho de Segurança. Haverá uma reação a isso."

(Reportagem de Caren Bohan)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG