EUA dizem que é positivo a A.Latina analisar vias de cooperação

Washington, 19 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos consideraram positiva a reunião dos países latino-americanos na próxima semana em Cancun, no México, na Cúpula do Grupo Rio, quando vão analisar como podem melhorar a cooperação para avançarem nos objetivos comuns.

EFE |

"É bom quando países da região se reúnem para analisar como podem cooperar de maneira mais eficaz para avançar em objetivos comuns", disse à Agência Efe hoje o porta-voz do departamento de Estado para o Hemisfério Ocidental, Charles Luoma-Overstreet.

O departamento de Estado não se referiu especificamente à proposta dos países latino-americanos de criar uma nova organização regional sem a participação dos EUA e do Canadá, mas em termos gerais a intenção de criar uma agenda comum que fortaleça a integração.

Na chamada "Cúpula da Unidade", que será realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro em Cancún, os líderes latino-americanos querem fundir as agendas do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC) e criar um mecanismo regional próprio, embora compatível com a OEA.

Para o departamento de Estado, o fato de que os países analisem como melhorar a cooperação em tantos foros diferentes na região, em um dos quais participam os EUA e em outros não, "é um exemplo do grande alcance de nossa agenda comum", assinalou o porta-voz.

Ressaltou que "praticamente todos" os países que assistirão à "Cúpula da Unidade" são "fortes parceiros" dos EUA e Washington trabalha com estes em várias iniciativas para criar oportunidades, um entorno mais seguro para os cidadãos, fortalecer as instituições e resolver os desafios globais.

"Estas iniciativas respondem a alguns dos desejos mais profundos dos cidadãos de todos os países das Américas", disse Luoma-Overstreet, quem ressaltou que os Estados Unidos esperam que a cúpula, sob a liderança do México, "possa concordar novos passos práticos" para avançar em direção aos objetivos comuns. EFE cai/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG