plano estratégico - Mundo - iG" /

EUA dizem que documento apresentado à Unasul não é plano estratégico

Washington, 28 ago (EFE).- Os Estados Unidos asseguraram que o documento apresentado hoje pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) é um relatório da Força Aérea sobre planos de emergência e ajuda humanitária e que, em nenhum caso, contém estratégias do país.

EFE |

"Não é um plano estratégico, nem de políticas", disse hoje à Agência Efe um porta-voz do Departamento de Estado, em referência ao documento que, segundo Chávez, revela as intenções americanas de estabelecer uma base para operações antidroga e de "mobilidade" na América do Sul.

Segundo o Departamento de Estado, o documento é um livro branco das Forças Aéreas, que avalia as opções de transporte e escalas no mundo todo.

"É uma avaliação de alternativas de transporte global para emergências e ajuda humanitária", disse o porta-voz.

Um porta-voz do Pentágono qualificou o documento de "acadêmico" e disse que ele foi distribuído internamente há pelo menos três meses e que não é secreto.

No documento, que tem 48 páginas, das quais uma e meia é dedicada à América do Sul, os técnicos realizam uma revisão das vias de transporte aéreo, possíveis lugares de escala e distâncias ao redor do mundo, combinados com o raio de ação de diferentes tipos de aeronaves. EFE jab/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG