verificável - Mundo - iG" /

EUA dizem que desnuclearização norte-coreana deve ser verificável

Kioto (Japão), 26 jun (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou hoje que confia em que a Coréia do Norte entregará em breve seu inventário nuclear, e disse que seu país trabalhará para que a desnuclearização seja verificável.

EFE |

Rice chegou hoje a Kioto para assistir à reunião de ministros de Exteriores do G8 (EUA, Japão, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Itália, Canadá e França), que durante dois dias vai debater, entre outros assuntos, a situação na Coréia do Norte.

A inauguração desse fórum na tarde de hoje pode coincidir com a apresentação por parte do regime comunista de sua esperada declaração nuclear, pendente desde o final do ano passado.

O Governo da Coréia do Sul informou hoje que a China confirmou a intenção do regime de Pyongyang de entregar o inventário ainda nesta quinta-feira em Pequim.

O analista nuclear dos EUA, Christopher Hill, precisou que essa declaração não conterá informações sobre armamentos nucleares, mas sobre materiais e instalações, já que as armas ficarão para a fase seguinte do diálogo.

Rice também falou hoje à imprensa americana em Kioto sobre as reivindicações do Japão para que se resolva o assunto dos japoneses seqüestrados pela Coréia do Norte nas décadas de 70 e 80.

"Este é um tema importante para o Japão e para os Estados Unidos, e essas reivindicações devem ser seriamente levadas em conta", afirmou a chefe da diplomacia americana. EFE icr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG