WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos não escutaram nada de conclusivo do Irã sobre a nova oferta para retomada de conversas sobre seu programa nuclear, afirmou a Casa Branca nesta terça-feira. O porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs disse que os Estados Unidos e seus aliados ainda esperam que o Irã aceite a oferta, feita em abril, para retomar conversas.

Ele falou em resposta a um relatório de Teerã de que o negociador nuclear chefe do Irã afirmou que o país preparou uma "proposta nuclear atualizada" e está pronto para negociar com as potências mundiais.

"Vimos os relatórios apesar de não termos ouvido nada de conclusivo dos iranianos a respeito", disse Gibbs. Sobre a oferta de abril para novas conversas, ele disse que "ainda está de pé e ainda aguardam resposta".

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu ao Irã um prazo até o final desde mês para aceitar a oferta de conversas sobre benefícios comerciais para que o país coloque de lado a produção de combustível nuclear enfrentará sanções mais rigorosas.

Gibbs observou que representantes de seis potências mundiais se encontrarão quarta-feira na Alemanha para discutir o programa nuclear do Irã.

"Apesar de não termos visto nada deles, nossa esperança e objetivo é de que os iranianos respondam por suas obrigações internacionais e desistam de seu programa de armas nucleares", explicou Gibbs.

(Reportagem de Steve Holland)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.