muito a sério redução de arsenal nuclear - Mundo - iG" /

EUA dizem levar muito a sério redução de arsenal nuclear

Washington, 4 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos afirmou hoje que leva muito a sério uma nova redução do arsenal nuclear dentro das negociações com a Rússia para substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), que expira em dezembro.

EFE |

O jornal britânico "The Times" havia informado nesta quarta que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, projeta convocar uma reunião com a Rússia destinada a conseguir uma redução de 80% dos arsenais de armas nucleares das duas potências.

"Não vou entrar em números específicos, mas o Governo leva muito a sério mais reduções no arsenal nuclear", assinalou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Robert Wood, em sua coletiva de imprensa diária.

A primeira rodada de conversas entre EUA e os países herdeiros do arsenal atômico da URSS - Rússia, Belarus, Cazaquistão e Ucrânia - terminou em novembro passado em Genebra sem um acordo para estender o Start.

Os cinco países declararam em comunicado que "continuarão considerando o assunto", mas que a decisão sobre estender ou não o Start pode ser tomada até no mesmo dia em que o pacto expire, em 5 de dezembro.

O Start foi assinado em julho de 1991 entre União Soviética e EUA, e nele ambas as potências se comprometeram a reduzir seu arsenal de ogivas nucleares de dez a seis mil cada. EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG