beneficia os países - Mundo - iG" /

EUA diz que retomada de relações com Venezuela beneficia os países

Washington, 24 jun (EFE).- O Departamento de Estado americano afirmou hoje que a normalização das relações entre Estados Unidos e Venezuela com o retorno dos respectivos embaixadores a Washington e a Caracas beneficia ambos os países, após um período de tensões bilaterais.

EFE |

O porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, explicou que desde que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, falou na 5ª Cúpula das Américas com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sobre a possibilidade de normalizar os laços, os países "trabalharam rumo ao objetivo de devolver os embaixadores" às capitais.

"Estamos atualmente tomando as medidas necessárias para alcançar este objetivo e consideramos que a troca de embaixadores beneficia ambos os países", disse Kelly em sua entrevista coletiva diária.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou hoje que a Venezuela e os EUA restabelecerão em breve as relações diplomáticas com o retorno dos respectivos embaixadores, expulsos em setembro.

Os laços diplomáticos se normalizarão "nos próximos dias", quando "os dois embaixadores" serão restabelecidos nos cargos, disse.

Kelly confirmou que o secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para a América Latina, Thomas Shannon, conversou na segunda com Maduro e ambos decidiram "avançar" no assunto.

A imprensa venezuelana informou na terça-feira que Maduro e Shannon decidiram, nessa ligação, o retorno "o quanto antes" dos embaixadores da Venezuela em Washington, Bernardo Álvarez, e dos Estados Unidos em Caracas, Patrick Duddy.

No entanto, Kelly não pôde confirmar se Duddy voltará à embaixada americana em Caracas. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG