por engano relatório com informações nucleares - Mundo - iG" /

EUA divulgam por engano relatório com informações nucleares

O governo americano divulgou por engano um detalhado relatório contendo informações sobre centenas de instalações militares do país.

BBC Brasil |

O relatório, classificado como "altamente confidencial", foi publicado na internet e removido depois que a gafe foi revelada pelo jornal The New York Times - que por sua vez obteve a informação quando o site especializado em inteligência Secrecy News trouxe a notícia.

Segundo o NYT, o documento de 266 páginas, em cujas páginas se lê "altamente confidencial", foi elaborado para ser encaminhado à Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA), o órgão que se encarrega de inspeções nucleares. Enviado ao Congresso para revisão, acabou na internet.

Mas a reportagem observa que o documento "não contém informações militares sobre o estoque de armas nucleares da nação, nem sobre as instalações e programas que guardam tais armas".

"Em vez disso, apresenta o que parece ser uma listagem exaustiva dos locais que compõem o complexo nuclear civil, que se estende de costa a costa e inclui reatores nucleares e locais altamente confidenciais em laboratórios de armas."

Especialistas ouvidos pelo jornal se dividiram quanto à importância do engano. Um deles minimizou o fato, afirmando que parte das informações mais sensíveis já é pública. Outro afirmou que as informações poderiam prover informações valiosas a terroristas interessados em se apoderar de material nuclear.

Em uma carta enviada junto com o documento ao Congresso, o presidente americano, Barack Obama, afirma que as informações são "sensíveis mas não classificadas", o que não as caracterizaria como absolutamente sigilosas.

Leia mais sobre produção nuclear

    Leia tudo sobre: produção nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG