EUA: disputa nuclear com o Irã pode ser resolvida diplomaticamente

Washington, 25 jun (EFE).- O Governo dos Estados Unidos insistiu hoje que a disputa com o Irã sobre o programa nuclear do país ainda pode ser resolvida pela via diplomática e com o apoio dos países aliados, incluindo Israel.

EFE |

"O presidente americano, George W. Bush, acredita que podemos resolver esta questão de maneira diplomática, e essa é a preferência de todos; não só dos EUA, mas de nossos aliados e, claro, de Israel", disse hoje a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

Em sua entrevista coletiva diária, Perino respondeu assim ao ser perguntada se as forças israelenses pressionam os Estados Unidos para que lancem um ataque militar contra o Irã e seu programa nuclear antes que Bush deixe a Casa Branca, em janeiro.

Na sexta-feira, o jornal "The New York Times" citava fontes militares americanas para assegurar que Israel realizou testes para um possível ataque militar contra o Irã.

A União Européia aprovou esta semana a imposição de novas sanções contra o regime iraniano, entre elas o congelamento dos ativos de seu principal banco, Melli, perante a recusa de Teerã a renunciar a suas atividades nucleares.

O Irã assegura que seu programa atômico tem como objetivo a produção de eletricidade, mas os Estados Unidos consideram que o país visa a fabricação de uma bomba nuclear. EFE mv/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG