EUA discutem venda de armas e aviões com Iraque

Bagdá, 28 jul (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, discutiu hoje com o Governo iraquiano a venda de armas e aviões militares.

EFE |

Gates chegou esta manhã ao Iraque de forma inesperada e analisou com o ministro da Defesa Abdel Kader al-Obeidi a situação no país após a retirada parcial das tropas americanas, feita em 30 de junho.

Os ministros dos dois países se reuniram para analisar operações de aquisição de armamento e aviões americanos pelo Exército do Iraque.

Em coletiva de imprensa após a reunião, Obeidi ressaltou a necessidade do país árabe de ter aviões para garantir a capacidade de proteger seu espaço aéreo a partir de finais de 2011.

Gates, por sua vez, reiterou o compromisso dos EUA com a aplicação do pacto de segurança assinado entre Bagdá e Washington em dezembro de 2008.

O general Mohammad al-Askari, porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano, afirmou que as conversas entre Gates e Obeidi se centraram em analisar os compromissos que os EUA têm no âmbito do rearmamento.

Também reviram a situação de segurança vivida no país e o avanço das capacidades do Exército iraquiano.

Segundo Askari, "Gates mostrou sua admiração pela experiência e capacidade adquirida pelas tropas iraquianas" nos últimos anos.

Gates, que chegou ao Iraque depois de passar por Jordânia e Israel, já tinha se reunido com Maliki na quinta-feira passada, em Washington, para analisar as novas necessidades de defesa do país árabe.

Durante a visita a Washington, Maliki disse que, apesar de os acordos de 2008 terem fixado a retirada definitiva das tropas dos EUA para fins de 2011, se o Iraque ainda necessitar de especialistas para preparar suas forças, a data da retirada poderá ser reconsiderada de acordo com as novas necessidades.

É a décima visita ao Iraque de Robert Gates desde que assumiu o posto de secretário de Defesa, em 18 de dezembro de 2006. A última havia sido em 15 de setembro passado. EFE ah/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG