EUA discutem retirada de tropas no Iraque por território turco

Ancara, 12 fev (EFE).- Os Estados Unidos começaram a discutir com a Turquia a possibilidade de que suas tropas possam sair do Iraque passando por território turco, informou hoje o jornal Zaman.

EFE |

Vahit Erdem, chefe da delegação turca na Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e deputado do governante Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), disse que, para isso, é necessária a aprovação parlamentar.

"Uma retirada dos EUA do Iraque via Turquia é obrigatória nas atuais circunstâncias no Iraque", disse ao jornal, próximo ao AKP.

Durante a campanha eleitoral, o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeu-se a retirar os 142 mil soldados americanos do Iraque em um prazo de 16 meses.

Segundo o jornal, cerca de 75 deputados de origem curda do AKP e de vários partidos da oposição fazem objeções a essa possível retirada por território turco, porque poderia levar à instabilidade do país.

No entanto, vários legisladores de peso do AKP destacaram que a Turquia veria o plano com bons olhos, argumentando que Ancara disse "aos EUA que não entrassem no Iraque, por isso dizer agora que não se retirem do Iraque seria contraditório".

Em 2003, a Turquia se negou a permitir a passagem de tropas americanas por seu território durante a invasão do Iraque para poder abrir uma frente norte no país vizinho. EFE dt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG