EUA devolverão ao Iraque palácio de Saddam Hussein

O antigo palácio de Saddam Hussein em Bagdá, que desde a invasão do Iraque em 2003 é ocupado pelas tropas americanas e pela embaixada dos Estados Unidos, será devolvido antes do fim do ano às autoridades iraquianas, anunciou a porta-voz da representação americana no Iraque, Susan Ziadeh.

AFP |

"Afirmamos que sairíamos antes do fim do ano. A representação americana foi transferida para a nova embaixada e nos preparamos para devolver o Palácio republicano ao governo iraquiano", declarou Ziadeh à AFP.

Construído no início dos anos 50 pelo último rei do Iraque, Faisal II, o edifício foi ampliado nos anos 90 por Saddam Hussein, que o transformou em sua residência oficial.

Até 2003 o "Palácio republicano" foi o palácio presidencial de Saddam.

No entanto, quando as tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003, os soldados americanos assumiram o controle do palácio de maneira imediata.

O local foi sede da Autoridade Provisória da Coalizão e se transformou no epicentro da "zona verde", uma área ultraprotegida no centro de Bagdá, onde atualmente funcionam as instituições iraquianas, a representação da ONU e as principais embaixadas ocidentais.

kat/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG