atentos à Rússia , diz Palin - Mundo - iG" /

EUA devem ficar atentos à Rússia , diz Palin

A candidata republicana à vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin, afirmou nesta quinta-feira que os americanos devem ficar atentos à Rússia e defendeu a adesão de Geórgia e Ucrânia à Otan.

AFP |

"Precisamos estar atentos à Rússia. O fato de que os russos invadiram um país democrático sem provocação é inaceitável", disse Palin à rede ABC News.

A candidata estimou que Geórgia e Ucrânia devem ser incluídas na Otan, mesmo que os EUA precisem, eventualmente, defendê-las em caso de uma invasão russa.

Indagada sobre se a inclusão desses dois países poderia levar a um conflito armado, Palin disse: "Talvez. Digo, esse é o pacto quando você é um membro da Otan: se outro país é atacado, você deve estar preparado para ajudar".

Sobre o Irã, Palin declarou "que sob (o governo de Mahmud) Ahmadinejad as armas nucleares são extremamente perigosas para todo o mundo".

Em relação à legitimidade dos ataques de tropas americanas a terroristas no Paquistão, do outro lado da fronteira afegã, Palin disse que "para deter os extremistas islâmicos, estes terroristas que buscam destruir os Estados Unidos e nossos aliados, é preciso fazer tudo que esteja em nosso poder, sem pestanejar".

Na mesma entrevista, a candidata republicana à vice garantiu que está pronta para ser presidente dos Estados Unidos se necessário, revelando que "não titubeou" quando o senador McCain a convidou para concorrer nas eleições de novembro.

"Se tivermos o privilégio de sermos eleitos para servir a este país, estarei pronta. Estou pronta".

Segundo Palin, quando McCain a chamou para compor a chapa republicana, há duas semanas, "respondi a ele que sim, porque tenho confiança em minha prontidão, e sabendo que não se pode hesitar, é preciso estar comprometido com essa missão, essa missão que estamos assumindo, reformar este país e chegar à vitória na guerra. E eu não titubeei, mesmo quando ele me chamou para concorrer como sua companheira".

col/ap/LR

    Leia tudo sobre: mccain

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG