EUA devem enviar mais tropas ao Afeganistão em 2009, diz Gates

Washington, 11 dez (EFE).- Os Estados Unidos pretendem enviar mais tropas ao Afeganistão em meados de próximo ano, disse hoje o secretário de Defesa do país, Robert Gates, em uma visita à base militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na cidade afegã de Kandahar.

EFE |

Gates se reuniu com o general David D. McKiernan, o chefe das tropas da Otan no Afeganistão, para discutir a situação na região, informou o Pentágono.

O secretário de Defesa se comprometeu com a luta contra a violência extremista e afirmou que a missão será ampliada "significativamente", de modo que contará com mais recursos e tropas da comunidade internacional.

"Esta nação teve muitas guerras nas últimas décadas", disse Gates. "Só juntos podemos vencer os inimigos do Afeganistão e assegurar a paz duradoura que merece o povo afegão", acrescentou.

A Otan tem no país cerca de 48 mil militares dentro da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), entre os quais há 18 mil americanos, que atuam junto com outros 15 mil soldados.

No entanto, a última palavra sobre o envio de mais tropas será dada pelo presidente eleito, o democrata Barack Obama, depois que ele tomar posse em 20 de janeiro, disse Gates.

O atual secretário de Defesa, porém, disse que a intenção é enviar ao Afeganistão "mais duas brigadas (entre seis mil e dez mil soldados)" até o segundo semestre de 2009.

"Quando tomar posse de seu cargo, Obama tomará sua decisão levando em conta as recomendações de seus comandantes militares", afirmou. EFE elv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG