EUA destinarão US$ 1 bi para vacina contra a gripe

Washington, 22 mai (EFE).- O Governo americano destinará US$ 1 bilhão para ajudar as empresas a desenvolver uma vacina para combater o vírus da gripe suína, anunciou hoje a secretária de Saúde, Kathleen Sebelius.

EFE |

O dinheiro será usado para financiar os testes clínicos que serão realizados para a produção em escala comercial de dois possíveis componentes da vacina, como indicou o Departamento de Saúde.

A secretária ressaltou em comunicado que a preparação e o planejamento "são críticas" para enfrentar uma possível pandemia, porque as medidas tomadas hoje ajudarão a "que se esteja preparado para o caso de a vacina ser necessária".

Os fundos servirão para realizar novos acordos com as companhias farmacêuticas que já têm licença para fabricar vacinas.

"Nosso objetivo é estar um passo à frente do vírus", acrescentou Sebelius.

Além disso, o dinheiro servirá para que as companhias farmacêuticas preparem as vacinas piloto e realizem os estudos clínicos para determinar qual é a dose apropriada para que se torne efetiva e segura.

O Departamento de Saúde informou que o Governo americano compartilhará os avanços que sejam feitos nessa direção com a Organização Mundial da Saúde, para benefício de outros países.

O surto da gripe infectou 6.552 pessoas nos EUA, segundo o último relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês), e custou a vida de nove pessoas no país.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE elv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG