Acusação tenta prejudicar acordo com Israel, diz ex-assessor sírio http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/04/25/analise_acusacao_dos_eua_a_siria_levanta_duvidas_1287488.htmlAnálise: acusação dos EUA à Síria levanta dúvidas" / Acusação tenta prejudicar acordo com Israel, diz ex-assessor sírio http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/04/25/analise_acusacao_dos_eua_a_siria_levanta_duvidas_1287488.htmlAnálise: acusação dos EUA à Síria levanta dúvidas" /

EUA destacam sua falta de confiança na Coréia do Norte

Os Estados Unidos declararam, nesta sexta-feira, que não têm confiança na Coréia do Norte, após acusarem na véspera o regime de Pyongyang de ter ajudado a Síria a construir um reator nuclear com finalidades militares. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/04/25/acusacao_tenta_prejudicar_acordo_com_israel_diz_ex_assessor_sirio_1287572.htmlAcusação tenta prejudicar acordo com Israel, diz ex-assessor sírio http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/04/25/analise_acusacao_dos_eua_a_siria_levanta_duvidas_1287488.htmlAnálise: acusação dos EUA à Síria levanta dúvidas

Redação com agências internacionais |

"Ainda não estamos na época da confiança. Seguimos no tempo das verificações", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, acrescentando que "a confiança é algo que se constrói com o tempo e se baseia em atos e no respeito aos compromissos, e isso é o que vamos observar".

Washington, que participou das negociações envolvendo Rússia, China, Japão e as duas Coréias sobre o desmantelamento do programa nuclear de Pyongyang, acusou na véspera a Coréia do Norte de construir um reator nuclear na Síria , que foi destruído por um ataque israelense em setembro de 2007.

Essa acusação ocorre após a Coréia do Norte aceitar o fechamento de seu principal reator nuclear e iniciar o processo para inutilizá-lo, em troca de ajuda energética e de garantias de segurança.

Síria quer cooperar

O enviado da Síria nas Nações Unidas disse que Damasco 'não tem medo' de cooperar com o inspetor nuclear da ONU, que pediu na sexta-feira para avaliar se a Síria construiu ou não um reator nuclear em segredo, com a ajuda da Coréia do Norte.

'Temos uma cooperação forte com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)', disse Bashar Ja'afari a repórteres que perguntaram se seu país cooperaria com a investigação.

'Síria não tem nada a esconder... Não temos medo dessa cooperação', disse ele, ressaltando que seu país ratificou o Tratado de Não-Proliferação nuclear em 1970.

(*Com informações das agências Reuters e AFP)


Leia mais sobre: Coréia do Norte - Síria

    Leia tudo sobre: coréia do nortesíria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG