distanciar Venezuela da influência do Irã (Hillary Clinton) - Mundo - iG" /

EUA desejam distanciar Venezuela da influência do Irã (Hillary Clinton)

O aperto de mãos de Barack Obama e Hugo Chávez na Cúpula das Américas marcou o início de uma tentativa dos Estados Unidos de distanciar o presidente venezuelano de influências de países como o Irã, indicou nesta quarta-feira a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

AFP |

"Vamos ver se há uma oportunidade de distanciar o presidente Chávez dessas influências" de países que não são amigos dos Estados Unidos, indicou Hillary durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes no Congresso americano.

"É um assunto sério (...) se algum país em nosso continente ficar sob a influência do Irã ou de algum outro que não seja simpático aos nossos interesses", disse a secretária de Estado, ao lembrar que os Estados Unidos compram uma grande quantidade de petróleo da Venezuela.

"Vejamos se podemos começar a mudar essa relação. Pode ou não ser possível. O aperto de mãos não foi o fim de nada, e sim o começo para vermos se isso pode ser alcançado", afirmou Hillary.

Chávez e Obama se cumprimentaram e conversaram descontraidamente em várias ocasiões durante a Cúpula realizada em Trinidad no final de semana passado, situações que desencadearam críticas nos Estados Unidos sobre a política de Obama com países que não são aliados de Washington.

Irã e Venezuela reforçaram suas relações nos últimos anos, com a assinatura de dezenas de acordos de cooperação.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, acusou em janeiro o governo iraniano de realizar "atividades subversivas" na América Latina, particularmente nas Américas do Sul e Central.

du/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG