violenta e injusta de civis no Irã - Mundo - iG" /

EUA denunciam repressão violenta e injusta de civis no Irã

Washington, 27 dez (EFE).- Os Estados Unidos denunciaram hoje o que qualificou como repressão violenta e injusta de civis no Irã durante os protestos registrados na celebração da Ashura, a mais importante e sagrada festa do calendário islâmico xiita.

EFE |

"Condenamos taxativamente a repressão injusta e violenta no Irã de civis que buscavam exercer seus direitos universais", afirmou em comunicado o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Mike Hammer.

"A esperança e a história estão do lado dos que buscam de forma pacífica exercer seus direitos universais e os Estados Unidos também estão", afirmou Hammer.

O porta-voz acrescentou que "governar mediante o medo e a violência não é nunca justo".

Os confrontos entre as forças de segurança e grupos da oposição pró-reformista provocaram a morte de pelo menos quatro pessoas, segundo diversos sites opositores.

As quatro mortes em Teerã foram confirmadas pelo subcomandante da Polícia da capital, Ahmad Reza Radan, que, no entanto, desvinculou os agentes de qualquer relação com esses fatos.

Radan revelou, além disso, que cerca de 300 pessoas foram detidas e admitiu que "dezenas de membros das forças de segurança ficaram feridos". EFE tb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG