EUA defendem restabelecimento do Governo constitucional em Honduras

Lisboa, 12 jul (EFE).- O subsecretário de Estado dos EUA, James Steinberg, expressou hoje sua confiança em que a ação dos organismos internacionais restabeleça a democracia em Honduras, e defendeu restaurar o Governo constitucional.

EFE |

"As organizações internacionais têm mecanismos para lutar contra os passos para trás na democracia e lidar com os eventos ocorridos recentemente em Honduras, assim como em outros países da África e da Ásia", disse Steinberg.

O representante americano falou na inauguração da 5ª Conferência Ministerial da Comunidade das Democracias, realizada hoje em Lisboa e da qual participam autoridades e intelectuais de 50 países, incluindo o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim.

Em relação ao fechamento da prisão de Guantánamo, lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a que seja em janeiro do próximo ano, e opinou que a "credibilidade" de seu país como defensor da democracia também depende do que fazem em "casa".

Acabar com a tortura e com este centro penitenciário, reconheceu Steinberg, era "indispensável".

"Cada nação deve alcançar a democracia a sua maneira e segundo suas tradições", disse o subsecretário, que manifestou a tese de Obama: "Os EUA não vão impor nenhum sistema político a outro país, mas não quer dizer que não vá trabalhar a favor dos valores democráticos".

Em seu discurso, mencionou a recente visita de Obama a Gana e indicou que o país africano é outro "exemplo brilhante e universal de obtenção da democracia".

"Obama declarou que a democracia é um resultado de muitos processos e não só a realização de eleições, mas do que ocorre entre elas", lembrou o subsecretário.

Em seu discurso, destacou também a importância da Comunidade das Democracias, fundada em 2000, em Varsóvia, por iniciativa de Washington, e disse que os Estados Unidos são "mais efetivos trabalhando junto com os outros países que sozinhos". EFE prl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG