confirmados 20 casos de contágio no país e o anúncio de que a doença poderá se estender nos próximos dias." / confirmados 20 casos de contágio no país e o anúncio de que a doença poderá se estender nos próximos dias." /

EUA declaram emergência sanitária por temor de gripe suína

WASHINGTON - Os Estados Unidos declararam estado de emergência sanitária neste domingo devido à gripe suína, depois de http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/26/autoridades+confirmam+20+casos+de+gripe+suina+nos+eua+5757926.html target=_topconfirmados 20 casos de contágio no país e o anúncio de que a doença poderá se estender nos próximos dias.

AFP |

Richard Besser, chefe em exercício do Centro para o Controle de Doenças (CDC) americano, disse, durante entrevista na Casa Branca, que há oito casos confirmados na cidade de Nova York, sete na Califórnia, dois no Texas, dois em Kansas e um em Ohio.

"Antecipamos a vocês que poderemos encontrar muito mais casos" afirmou Besser.

O presidente Barack Obama supervisiona de perto a evolução do vírus desta doença e ordenou "resposta eficaz, enérgica e coordenada", declarou neste domingo seu conselheiro de Segurança Interna, John Brennan.

Segundo a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, a declaração de emergência sanitária é "procedimento operacional padrão", que permite a organismos do governo liberar recursos para agências federais, estatais e locais, num esforço para a prevenção do vírus.

"Todas as pessoas que ingressarem nos Estados Unidos provenientes de um local onde haja infecção humana da gripe suína serão devidamente acompanhadas pelo CDC", explicou. "Os passageiros que apresentarem os sintomas serão isolados, de acordo com as regras estabelecidas", completou.

Oito casos em NY

Em Nova York, o secretário de saúde, Thomas Frieden, declarou que oito estudantes da cidade tiveram o diagnóstico de gripe suína confirmado.

Durante entrevista à imprensa junto com o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, Frieden confirmou que se tratava de alunos do centro de ensino secundário St Francis do Queens (leste de Nova York).

"Os nova-iorquinos estão legitimamente preocupados mas, até agora, não há epidemia na cidade", declarou o prefeito. "Os sintomas são mais leves, estão se recuperando. Não precisam ir ao hospital por causa de um simples resfriado, fiquem em casa", afirmou.

O colégio St Francis ficará fechado até segunda-feira, prosseguiu, repetindo, depois, em espanhol, as frases mais importantes de seu discurso. "A cidade está bem preparada, todos os hospitais estão bem equipados" indicou Frieden.

O governador do estado de Nova York, David Paterson, precisou em comunicado, que "1.500 tratamentos adicionais com (o medicamento) Tamiflu foram fornecidos em Nova York, para os casos mais severos".

A Organização Mundial de Saúde manteve em 3 o nível de alerta em função dessa gripe, numa escala que vai até 6.

Veja o vídeo: brasileiros voltam do México usando máscaras:

Leia também:


Leia mais sobre:
gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG