EUA declaram apoio a plano de criação de Estado palestino em 2 anos

Washington, 14 abr (EFE).- Os Estados Unidos respaldaram hoje às conclusões da reunião do comitê de doadores da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e expressaram seu forte apoio à proposta palestina de criar um Estado em até dois anos.

EFE |

"Os EUA apoiam as conclusões da reunião do comitê de doadores da ANP (AHLC, na sigla em inglês) e se unem aos outros doadores da comunidade para expressar seu forte apoio ao plano da Autoridade Palestina", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

Crowley acrescentou que o plano "inclui passos, alguns já dados pelos palestinos, rumo ao desenvolvimento econômico e institucional e à preparação para a criação de um Estado".

O porta-voz também agradeceu pelos esforços de Noruega e Espanha para realizar a reunião do comitê de doadores da ANP, formado por 20 membros, que se reuniu na segunda-feira e na terça-feira em Madri.

O primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, apresentou um plano para que as bases institucionais e estruturais visando a criação um Estado palestino viável sejam criadas em até dois anos.

O fórum de coordenação da ajuda à ANP mostrou na terça-feira passada sua satisfação com os avanços conseguidos pelo Governo de Fayyad, o qual ressaltou sua confiança de que seu povo terá um Estado próprio em no máximo dois anos.

Também compareceram à reunião do AHLC representantes de Israel - que não é um país doador, mas é parte envolvida no conflito -; do Quarteto de Madri, formado por União Europeia (UE), EUA, Rússia e ONU; do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, entre outros.

O processo de paz do Oriente Médio está paralisado desde o final de 2008.

Os últimos esforços internacionais para sua retomada a partir de negociações indiretas com a mediação dos EUA foram abalados em março pelo anúncio israelense da construção de 1.600 casas em território ocupado de Jerusalém. EFE elv/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG