EUA darão U$ 527 milhões ao México na luta contra o narcotráfico

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Os Estados Unidos disseram na terça-feira que vão dar no ano que vem cerca de 527 milhões de dólares ao México em equipamentos e treinamento de policiais como parte de um programa de ajuda para combater os violentos cartéis do narcotráfico. A embaixada dos EUA no México entregou nesta terça-feira cinco helicópteros Bell, num valor de 66 milhões de dólares, na última transferência de equipamentos programada para este ano.

Reuters |

A chamada Iniciativa Mérida é um programa de ajuda ao México firmado em 2007 pelo presidente Felipe Calderón e o ex-presidente George W. Bush.

O governo mexicano diz que o país carece de recursos para enfrentar os cartéis, muitas vezes melhor armados que a própria polícia e o exército.

Para 2010 Washington pretende enviar ao México três helicópteros UH-60, no valor de 77 milhões de dólares, e quatro caças no valor de 50 milhões de dólares, segundo informações da embaixada.

A falta de helicópteros com visão noturna impediu as forças de segurança mexicanas de prender em 2007 Joaquín "el Chapo" Guzmán, narcotraficante mais procurado do país.

(Reportagem de Anahí Rama)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG