foco excessivo em Israel - Mundo - iG" /

EUA criticam relatório da ONU por foco excessivo em Israel

Os Estados Unidos criticaram nesta sexta-feira o relatório da ONU sobre a Faixa de Gaza por apresentar foco excessivo nas ações de Israel durante a ofensiva de 22 dias contra o grupo radical islâmico Hamas.

AFP |

"Embora o relatório mencione todos os lados do conflito, há um foco excessivo nas ações de Israel", declarou Ian Kelly, porta-voz do departamento de Estado americano.

"Enquanto o relatório chega a conclusões excessivamente arrebatadoras (...) em relação a Israel, suas conclusões em relação à conduta deplorável do Hamas e sua incapacidade de agir de acordo com a lei humanitária internacional durante o conflito são mais gerais e experimentais", acrescentou.

Além disso, Kelly expressa "preocupações muito sérias" de Washington em relação às recomendações feitas pelo documento, que incluem "pedidos para que este assunto seja levado a fóruns internacionais fora do Conselho de Direitos Humanos (da ONU) e de cortes nacionais de países que não participaram do conflito".

"Israel possui instituições democráticas para investigar e punir abusos, e nós incentivamos o uso destas instituições" por parte dos israelenses, concluiu.

lc/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG