coordenação sobre Coreia do Norte - Mundo - iG" /

EUA, Coreia do Sul e Japão querem coordenação sobre Coreia do Norte

Washington, 30 mar (EFE).- Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão querem manter uma coordenação próxima caso a Coreia do Norte faça um teste com um míssil de longo alcance, disse hoje o Departamento de Estado americano.

EFE |

O porta-voz do órgão Gordon Duguid deu alguns detalhes sobre a reunião entre os três países que aconteceu na sexta-feira passada em Washington a portas fechadas.

Participaram das conversas o embaixador sul-coreano, Wi Sung-lac; o embaixador japonês, Sun Kim, e o negociador americano, Stephen Bosworth, que participa das conversas de seis lados (EUA, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte).

"As partes discutiram como manter uma coordenação próxima caso seja necessário dar uma resposta à Coreia do Norte se testar seu míssil e como melhorar o processo das negociações de seis lados", disse o porta-voz.

Duguid, que ressaltou que as conversas foram "construtivas e essenciais", disse que primeiro houve reuniões bilaterais e, posteriormente, um encontro informal das três partes.

A reunião aconteceu dias depois que a Coreia do Norte anunciou que prepara o lançamento de um satélite de comunicações para entre 4 e 8 de abril.

No entanto, Estados Unidos e outros países aliados acham que se trata, na realidade, de um míssil de longo alcance "Taepodong-2", similar ao que lançou em 2006. EFE elv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG