EUA coordenam operação com forças paquistanesas na fronteira com o Afeganistão

O Exército dos Estados Unidos lançou uma operação coordenada com as forças armadas paquistanesas contra os insurgentes dos dois lados da fronteira oriental do Afeganistão, anunciou nesta terça-feira um comandante americano.

AFP |

Batizada "Operação Coração de Leão", esta operação é conduzida pelas forças norte-americanas e afegãs e pelos guardas da fronteira paquistanesa, que coordenam diariamente suas ações e compartilham suas informações, explicou durante uma videoconferência o coronel John Spiszer, comandante da terceira brigada da primeira divisão de infantaria.

Os militares americanos se queixaram recentemente do fracasso do Exército paquistanês em combater os rebeldes em seus esconderijos das zonas tribais, na fronteira com o Afeganistão.

Entretanto, os guardas paquistaneses travam há dois meses violentos confrontos na região de Bajaur, contígua a província afegã de Kunar (nordeste).

O chefe de estado-maior americano, o almirante Michael Mullen, disse segunda-feira que as operações paquistanesas nesta zona tribal tinham "um impacto significativo" na luta contra os insurgentes.

O coronel Spiszer, que dirige cerca de 3.000 soldados em uma zona que cobre quatro províncias afegãs na fronteira com o Paquistão, se queixou de não contar com efetivos suficientes, mas recebeu com satisfação a notícia da chegada de uma brigada do Exército americano no início de 2009.

"Nosso maior sucesso é a cooperação e a coordenação com o Exército paquistanês, destacou.

"Gostaria de ter mais recursos para ampliar esta cooperação, mas a situação deve melhorar nos próximos meses", acrescentou.

jm/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG