EUA convidam diplomatas iranianos a celebrar 4 de julho

Washington, 2 jun (EFE).- Os Estados Unidos convidaram diplomatas iranianos a participar das festas que suas embaixadas realizarão no mundo todo para celebrar o Dia da Independência americano, comemorado em 4 de julho.

EFE |

As delegações diplomáticas americanas receberam autorização do Governo para enviar o convite, como informou hoje o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Robert Wood.

O 4 de julho é uma das festas mais celebradas pelos americanos, que lembram a independência dos britânicos das 13 primeiras colônias que deram lugar ao país.

Irã e EUA não têm relações diplomáticas desde 1980, mas este é mais um gesto da política de aproximação com o regime iraniano que o presidente Barack Obama empreende desde que chegou ao Governo.

A ação "está em linha com a política que estamos tentando entabular com o Governo iraniano", embora o convite valha apenas para este ano, explicou o porta-voz.

EUA e Irã romperam relações diplomáticas em 14 de abril de 1980, após o assalto à embaixada americana em Teerã e o triunfo um ano antes da Revolução Islâmica.

Obama parte hoje para fazer uma viagem por Oriente Médio e Europa. EFE elv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG