EUA contratam empresa para substituir Blackwater no Iraque

Washington, 1 abr (EFE).- O Departamento de Estado americano encarregou à empresa de segurança privada Triple Canopy a proteção do pessoal diplomático dos Estados Unidos em Bagdá, em substituição à XE, a antiga Blackwater, cujo contrato de prestação de serviço não foi renovado, informou hoje o Governo dos EUA.

EFE |

O contrato foi concedido na terça-feira, e a firma começará imediatamente o processo de transição com a Blackwater para assumir as tarefas de proteção no terreno, mas só fornecerá seus serviços de segurança quando o atual contrato terminar, em maio, disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Gordon Duguid.

A Triple Canopy, com sede na Virgínia, é uma das três empresas que operam para o Departamento de Estado no Iraque. As outras duas são Blackwater e DYNCorp International.

O Governo dos EUA ainda não decidiu que empresa se encarregará do apoio aéreo que a Blackwater prestava aos Estados Unidos no Iraque, disse o porta-voz.

Em janeiro, o Departamento de Estado anunciou que não renovará o contrato da companhia para proteger seu pessoal diplomático no Iraque.

O Governo tomou a decisão depois que o Iraque notificou a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá de que não renovará a licença da qual a Blackwater precisa para operar no país.

A Blackwater é julgada por um massacre no dia 16 de setembro de 2007 no Iraque, quando um grupo de agentes da empresa atirou contra civis que estavam em uma praça, matando 17 pessoas e ferindo 27. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG