EUA consideram bom passo destruição de torre na central de Yongbyon

Washington, 27 jun (EFE).- A Coréia do Norte deu um bom passo adiante, ao destruir uma torre de refrigeração em seu complexo nuclear de Yongbyon, mas ainda resta muito trabalho a fazer, afirmou hoje a Casa Branca.

EFE |

Em declarações à imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe, disse que, embora falte "muito por fazer", admitiu que "é um bom passo adiante quando os norte-coreanos cumprem suas obrigações".

A Coréia do Norte destruiu hoje a torre de refrigeração da usina nuclear de Yongbyon, a principal instalação nuclear do regime comunista, em um ato simbólico destinado a demonstrar sua boa vontade em relação à desnuclearização.

A torre, de mais de 20 metros de altura, desabou pouco depois das 16h (4h de Brasília).

Esse ato, que ocorre um dia depois de Pyongyang entregar à China a declaração sobre suas atividades e instalações nucleares, simboliza a desnuclearização da Coréia do Norte.

Em troca da entrega da declaração norte-coreana, os EUA eliminarão as sanções comerciais que impunha à Coréia do Norte a Lei de Comércio com o Inimigo e a retirará, em um prazo de 45 dias, de sua lista de países patrocinadores do terrorismo. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG