EUA congelam ativos de duas organizações da Coreia do Norte

Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira, o congelamento dos ativos de duas organizações norte-coreanas associadas ao programa de armamento nuclear de Pyongyang, o Birô Geral de Energia Atômica (BGEA) e a Korea Tangun Tradin Corporation.

AFP |

A decisão "é parte do esforço norte-americano para impedir que as empresas norte-coreanas que representam um risco de proliferação possam ter acesso aos mercados comerciais e financeiros", indicou o Departamento de Estado em um comunicado.

O BGEA "supervisiona" o programa norte-coreano e é responsável pelo funcionamento do centro de pesquisas nucleares de Yongbyon, segundo a diplomacia norte-americana.

A Korea Tangun Trading Corporation está encarregada, também segundo Washington, de fornecer as matérias primas e a tecnologia necessárias ao programa.

O governo dos Estados Unidos ressalta que a decisão adotada, nesta terça-feira, foi estabelecida em conformidade com a resolução 1718, de 2006, depois do primeiro teste nuclear norte-coreano, e com a resolução 1874, adotada em junho deste ano, depois do segundo teste nuclear do regime de Pyongyang.


Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortenuclearpyongyang

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG