EUA congelam acordo nuclear civil com a Rússia

Os Estados Unidos decidiram congelar um acordo nuclear civil com a Rússia, como resposta ao conflito entre Moscou e Geórgia, anunciou a secretária de Estado, Condoleezza Rice.

AFP |

"O presidente prevê notificar o Congresso que cancelou hoje [segunda-feira] a decisão anterior sobre o acordo russo-americano para uma cooperação militar pacífica", afirma Rice em um comunicado lido por seu porta-voz, Sean McCormack.

"Lamentamos ter tido que tomar essa decisão", disse Rice nesse comunicado. "Infelizmente, dado o contexto atual, não é um momento adequado para esse acordo", acrescentou.

Cormack acrescentou que a decisão dos Estados Unidos é uma resposta à "profunda preocupação com o comportamento da Rússia", não apenas pela incursão militar russa na Geórgia no mês passado.

Com uma duração prevista de 30 anos, o acordo permite "a transferência de tecnologia, material, equipamento e componentes para pesquisa nuclear e produção de eletricidade", segundo um documento apresentado pelos Estados Unidos no momento da assinatura do acordo.

O acordo havia sido assinado por Bush e seu então colega russo Vladimir Putin na reunião de cúpula de Kennebunkport no ano passado.

    Leia tudo sobre: georgiageórgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG