EUA confirmam ter recebido carta do Hamas dirigida a Obama

Washington, 20 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos confirmou hoje que recebeu uma carta supostamente escrita pelo movimento radical palestino Hamas dirigida ao presidente americano, Barack Obama, e entregue através do senador democrata John Kerry.

EFE |

Um alto funcionário que pediu para não ser identificado afirmou à Agência Efe que a carta chegou selada e com o emblema da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Kerry, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e de visita no Oriente Médio, recebeu em Gaza a carta das mãos da chefe da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), Karen Abu Zayd, que assegura que a mensagem foi escrita pelo Hamas.

O porta-voz de Kerry, Frederick Jones, disse à Efe que o senador entregou a carta ao cônsul geral em Jerusalém "para levar o assunto através dos canais apropriados".

"Ao fim de sua reunião com um responsável da agência da ONU, ela entregou (a Kerry) uma carta junto com outras coisas", afirmou.

Em seguida, Kerry "abandonou Gaza para se reunir com funcionários israelenses de Defesa e soube depois que a encarregada da ONU tinha informado à imprensa que a carta era do Hamas", indicou.

A Casa Branca confirmou que o senador entregou a carta ao consulado geral de Jerusalém "para que fosse tratada de maneira apropriada".

O movimento islâmico negou ter entregado qualquer carta ao democrata.

Os Estados Unidos rejeitam manter relações com o Hamas, grupo o qual considera terrorista, enquanto o movimento não aceitar reconhecer o Estado de Israel, abandonar a violência e se somar ao processo de paz. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG