Viena, 14 set (EFE).- Os Estados Unidos participarão das conversas do grupo de negociação com o Irã sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica, confirmou hoje, em Viena, o secretário da Energia americano, Steven Chu.

Em declarações à imprensa durante a Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Chu disse que seu país fará parte da reunião, prevista para 1º de outubro, mas, por enquanto, sem sede precisa.

Trata-se "de um primeiro importante passo nas discussões e esperamos o melhor", disse o secretário americano.

A reunião foi definida hoje durante uma conversa telefônica entre o chefe negociador iraniano para temas nucleares, Said Jalili, e o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana.

O Governo do Irã afirma que segue disposto a iniciar um "diálogo construtivo" com a comunidade internacional, que recebeu com certo ceticismo a recente proposta iraniana, já que esta não inclui explicitamente seu polêmico programa nuclear.

O grupo de negociação é formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Rússia, França, China, Estados Unidos, Reino Unido) e pela Alemanha. EFE jk/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.