EUA confirmam lançamento com sucesso de míssil pelo Irã

Washington, 20 mai (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje que as autoridades deste país puderam comprovar que o Irã lançou com sucesso um míssil terra-terra com um alcance de entre 2 mil e 2,5 mil quilômetros.

EFE |

Gates se referiu brevemente ao lançamento durante um comparecimento perante a Comissão de Dotações Orçamentárias da Câmara de Representantes (Câmara Baixa).

"A informação que li indica que foi um lançamento bem-sucedido", disse o chefe do Pentágono.

Disse acreditar que, devido a "alguns dos problemas que (os iranianos) tiveram com seus motores (...), nesta fase dos testes, provavelmente, (o alcance do míssil) é próximo à parte baixa" da categoria de entre 2 mil e 2,5 mil quilômetros.

Além disso, disse não saber se o míssil alcançou o objetivo pretendido.

Suas declarações ocorrem horas depois de o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciar o lançamento do míssil, batizado de Sajil-2.

"Hoje, a República Islâmica conseguiu um novo marco no que diz respeito à fabricação de mísseis. É um novo e grande êxito da Organização Aeroespacial Nacional", afirmou o líder, durante um comício pré-eleitoral na cidade de Seman, sede do programa espacial iraniano.

Os observadores acham que é uma iniciativa para o consumo interno diante das eleições que acontecerão no país em 12 de junho, nos quais Ahmadinejad competirá com outros três adversários, dois deles moderados, a favor de melhorar os vínculos com o Ocidente.

O anúncio ocorre apenas dois dias depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, dizer que está pronto para buscar mais sanções contra o Irã se o país não responder de forma positiva ao convite para dialogar sobre seu programa nuclear. EFE tb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG