abandonar o projeto atual. " / abandonar o projeto atual. " /

EUA confirmam importante ajuste no sistema antimísseis europeu

WASHINGTON - Os Estados Unidos anunciarão nesta quinta-feira um importante ajuste e melhoria do sistema de defesa antimísseis europeu, declarou o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, enquanto várias fontes indicam que o governo de Barack Obama vai http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/09/17/eua+vao+suspender+projeto+de+escudo+antimisseis+dizem+jornais+8491926.html target=_topabandonar o projeto atual.

Redação com agências internacionais |

O primeiro-ministro da República Tcheca, Jan Fischer, afirmou à imprensa que recebeu uma ligação de Obama para anunciar que Washington renunciou ao projeto de escudo antimísseis na Europa.

"O presidente americano Barack Obama me ligou depois da meia-noite para dizer que seu governo abandonou a intenção de construir uma base de radar no território tcheco", declarou.

Ao mesmo tempo, fontes do Pentágono destacam que o governo dos Estados Unidos reavaliou para baixo a ameaça de mísseis de longo alcance do Irã, com base em informações do serviço de inteligência.

Proteção europeia

A expectativa era de que o sistema antimísseis dos EUA estivesse em operação até 2012. A Casa Branca alegava que o escudo era necessário para proteger aliados europeus e forças americanas na Europa da ameaça iraniana ou de outros países.

Mas, segundo o Wall Street Journal, "os Estados Unidos vão basear sua decisão na determinação de que o programa de mísseis de longo alcance do Irã não progrediu tão rapidamente como previamente estimado, reduzindo a ameaça para os Estados Unidos e as principais capitais europeias, segundo funcionários e ex-funcionários do governo".

Citando fontes não identificadas, o jornal afirma que a Casa Branca vai ordenar uma "mudança em direção ao desenvolvimento de sistemas de defesa antimísseis regionais para o continente" para combater a ameaça dos mísseis iranianos de curto e médio alcance.

A Rússia via o plano de defesa americano como uma ameaça direta, apesar das promessas americanas de que o sistema seria voltado apenas para Estados que considera rebeldes, como o Irã.

Leia também:

* Com AFP e informações da BBC Brasil

Leia mais sobre escudo antimísseis

    Leia tudo sobre: escudo antimisseis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG