EUA confiam na segurança do arsenal nuclear paquistanês

Os Estados Unidos confiam na segurança do arsenal nuclear paquistanês, num momento em que Islamabad tenta conter o avanço dos rebeldes talibãs, declarou neste domingo o general David Petraeus, comandante das forças americanas na região.

AFP |

"Confiamos na segurança de suas medidas de proteção", afirmou o general, também encarregado das guerras no Afeganistão - uma prioridade do governo de Barack Obama - e no Iraque, em declarações à rede de televisão Fox.

O fato de os talibãs paquistaneses estarem se aproximando cada vez mais de Islamabad reacendeu os temores de que parte do arsenal nuclear do país caia nas mãos dos fundamentalistas.

A intensificação da violência no Afegabnistão e o avanço dos talibãs no Paquistão levaram Obama a elaborar uma nova estratégia para a região, baseada em uma cooperação estreita entre os dois vizinhos, que mantêm relçações difíceis.

Pela primeira vez desde sua posse, em 20 de janeiro, Obama reuniu esta semana em Washington os presidentes afegão, Hamid Karzai, e paquistanês, Asif Ali Zardari.

jit/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG