descarado da força na Guiné - Mundo - iG" /

EUA condenam uso descarado da força na Guiné

Os Estados Unidos condenaram nesta terça-feira o uso descarado e inoportuno da força contra civis pelo Exército da Guiné, indicou um porta-voz do Departamento de Estado.

AFP |

"Os Estados Unidos condenam o uso descarado e inoportuno da força contra civis pelo Exército da Guiné em 28 de setembro", declarou Ian Kelly em um comunicado.

Pelo menos 157 pessoas morreram e 1.253 ficaram feridas na segunda-feira em Conacri durante a violenta repressão de um protesto da oposição por parte das forças de segurança.

"Exigimos a libertação imediata dos líderes da oposição e seu retorno ao poder civil o quanto antes possível, algo que o próprio povo da Guiné continua exigindo", acrescentou o porta-voz.

"Os Estados Unidos continuarão monitorando ações ilegais do Exército e do governo, e trabalhando com seus aliados internacionais (...) na Guiné", ressaltou Kelly.

Conacri teve um novo dia de violência nesta terça-feira com um registro de três jovens mortos por soldados, um dia depois de manifestantes terem sido duramente reprimidos pelas forças de ordem, que assassinaram 157 opositores e cometeram atos de barbárie.

cs/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG