EUA começam a treinar tropas de paz georgianas para o Afeganistão

TBILISI - Os Estados Unidos começaram, nesta segunda-feira, o treinamento das tropas de paz da Geórgia que serão destacadas em 2010 no Afeganistão, anunciou o Ministério da Defesa georgiano.

EFE |


"O batalhão 31 do Exército de Infantaria da Geórgia seguirá um intensivo programa de treinamento sob o comando de um grupo de instrução dos fuzileiros navais americanos", informou o Ministério em comunicado.

A cerimônia de abertura do programa, que se prolongará durante seis meses, ocorreu nesta segunda no centro de treinamento do Ministério da Defesa na cidade de Krtsanisi.

Ao término do treinamento, o contingente georgiano "será enviado ao Afeganistão para participar de operações de paz dentro de uma brigada expedicionária americana", acrescenta a nota.

"O revezamento dos batalhões no Afeganistão ocorre a cada seis meses. Por isso, os instrutores americanos treinarão outro batalhão em 2010", diz o texto.

Em junho de 2007, Tbilisi propôs à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) o envio de um contingente de paz georgiano ao Afeganistão em junho de 2007, oferta que foi aceita pela entidade em abril de 2008.

Recentemente, a Geórgia anunciou que enviaria um contingente de 500 militares ao Afeganistão, respondendo assim ao pedido dos EUA para enviar reforços ao país centro-asiático.

O chefe da diplomacia da região separatista da Abkházia, Serguei Shamba, demonstrou não estar certo de que a assistência militar americana à Geórgia se limite à preparação para as operações no Afeganistão.

"Antes também nos disseram que as Forças Armadas georgianas não se preparavam para um ataque, para iniciar uma guerra contra seus vizinhos, mas já vimos o que ocorreu, na realidade, em agosto do ano passado", afirmou.



Leia mais sobre Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistãogeorgiatropas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG