significativo, mas insuficiente com China e Índia - Mundo - iG" /

EUA chegam a acordo significativo, mas insuficiente com China e Índia

Copenhague, 18 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos chegou a um acordo significativo com China, Índia e África do Sul para formalizar um pacto contra a mudança climática na cúpula da ONU que deverá terminar hoje em Copenhague, anunciou hoje o presidente americano, Barack Obama.

EFE |

Pouco antes do anúncio, um alto funcionário do governo dos EUA afirmou que o acordo obtido não é em si suficiente para lutar contra a mudança climática, mas representa "um primeiro passo importante".

O alto funcionário, que pediu anonimato, disse que o acordo aconteceu após um encontro do presidente dos EUA, Barack Obama, com o líder sul-africano, Jacob Zuma, e os primeiros-ministros de Índia e China, Manmohan Singh e Wen Jiabao, respectivamente.

O pacto apresenta um mecanismo para supervisionar e verificar os cortes de emissões nos países em desenvolvimento, mas fixa metas menos ambiciosas do que esperavam inicialmente os EUA e os países europeus.

Por um lado, ele mantém o objetivo de limitar o aumento da temperatura do planeta a dois graus, como buscavam europeus e americanos.

Além disso, inclui um acordo sobre o financiamento que apresentarão os países mais ricos às nações em desenvolvimento para sua adaptação ao uso de tecnologias limpas.

Obama participou de uma intensa série de reuniões ao longo de sua estadia em Copenhague, de apenas 12 horas, que começaram com um encontro multilateral com mais de vinte países e incluíram outro com Jiabao, cujo país mantinha as principais diferenças com Washington na cúpula. EFE.

mv/id

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG