EUA chamam a consultas seu embaixador na Bolívia

Os Estados Unidos chamaram a consultas seu embaixador na Bolívia, Philip Goldberg, em reação a protestos da semana passada contra a embaixada americana em La Paz, informou hoje o Departamento de Estado.

AFP |

Segunda-feira passada, manifestantes expressaram diante da Embaixada dos Estados Unidos em La Paz, descontentamento com a decisão americana de conceder asilo ao ex-ministro da Defesa Carlos Sánchez Berzaín, reclamado pela Justiça boliviana pela repressão a um protesto que teve 60 mortos em 2003.

O ex-ministro boliviano da Defesa Carlos Sánchez Berzaín recebeu asilo político nos Estados Unidos em 2007, confirmou na semana passada o governo boliviano através de documentação entregue a jornalistas em Washington por seu embaixador, Gustavo Guzmán.

Essa situação "é irritante, complica a relação entre a Bolívia e os Estados Unidos", estimou Guzman.

Em La Paz, o governo boliviano havia se dito "insatisfeito" com o informe dos Estados Unidos sobre a concessão do asilo, após uma reunião entre o embaixador americano Philip Goldberg e o chanceler David Choquehuanca, em um episódio que deteriora as já tensas relações bilaterais.

mr/cd/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG