inimigo comum com Índia e Paquistão - Mundo - iG" /

EUA chama talibãs de inimigo comum com Índia e Paquistão

Nova Délhi, 16 fev (EFE).- O novo enviado dos EUA para Paquistão e Afeganistão, Richard Holbrooke, disse hoje em Nova Délhi que indianos, americanos e paquistaneses têm um inimigo comum nas milícias talibãs que tomaram o vale paquistanês de Swat.

EFE |

O diplomata, que chegou ontem à noite a Nova Délhi, na última etapa de sua primeira viagem pela região, fez estas declarações à imprensa após se reunir com o ministro indiano de Relações Exteriores e chefe do Governo interino, Pranab Mukherjee, segundo as agências indianas "Ians" e "PTI".

"Pela primeira vez em 60 anos, seu país, EUA e Paquistão enfrentam um inimigo que representa uma ameaça direta a nossos líderes e nossos povos", disse Holbrooke.

Localizado no norte do Paquistão, o vale de Swat já foi um destino turístico por sua tranquilidade e suas montanhas verdes.

Sua segurança, no entanto, foi severamente deteriorada após um ataque governamental à Mesquita Vermelha de Islamabad, em abril de 2007.

A insurgência talibã, que já controla grande parte de seu território, trava combates constantes com o Exército e a região passou a se transformar em um dos pontos mais conflituosos do Paquistão.

O enviado americano se reuniu também com o conselheiro de segurança nacional, M.K. Narayanan e com o secretário indiano de Relações Exteriores, Shivshankar Menon.

"Não transmiti nenhuma mensagem ou orientação (às autoridades indianas). Simplesmente, queria ouvir a visão da Índia em um amplo leque de questões", disse Holbrooke. EFE mb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG